Alimentação em Caso de Doenças e DeficiênciasDificuldade de mastigar: Privilegie pratos cremosos, como sopas e purês, além de carne moída, frango desfiado e peixes, panquecas, macarrão à bolonhesa, rocambole de carne moída e bolo com frutas.

 

Anemia (deficiência de ferro e vitamina A): Coma folhas verde-escuras (espinafre, brócolis, rúcula, couve, agrião e chicória) e carne vermelha sem gordura.

 

Osteoporose: Consuma produtos lácteos (derivados do leite), como queijos, requeijão, com exceção de margarina e manteiga, e alimentos à base de soja. Tome banho de sol, diariamente, por 15 minutos.

 

Hipertensão: Não consuma sal, embutidos (salsicha, linguiça, presunto etc.), enlatados e leite. Para temperar a comida, use ervas (salsinha, alecrim, coentro e orégano, por exemplo) e gengibre.

 

Diabetes: Não consuma açúcar branco e gorduras. Coma alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e legumes). O uso do adoçante é liberado. Os melhores são à base de aspartame e estévia, pois são mais naturais.

 

Prisão de ventre: Consuma alimentos ricos em fibras. Tome água. Evite refrigerantes em razão da formação de gases.

 

As orientações aqui postadas foram retiradas do Guia do Idoso, publicado pela Serasa, não eximindo o usuário de procurar orientação médica e nutricional para seu problema específico.

GeroVida Todos os direitos reservados.2017 - Desenvolvimento - Dinamicsite®