Estética na Terceira IdadeEnvelhecimento Fisiológico da pele:

 

O processo de envelhecimento fisiológico da pele decorre não só da ação de fatores ambientais, mas também com o envelhecimento de outros órgãos, além de doenças cutâneas e sistêmicas. O que se observa na pele senil é um conjunto de alterações, entre as quais podem ser citadas: pele mais fina, sensível, o aparecimento de rugas devido à falta de elasticidade da pele, manchas senis.

 

A pele fica “caída” por falta de tônus muscular e diminuição da produção de colágeno. O envelhecimento fisiológico da pele caracteriza-se também pelos transtornos na regulação térmica, causados pela diminuição das terminações nervoso-sensitivas, pela diminuição do diâmetro dos capilares na derme e pela esclerose dos vasos maiores.

 

É normal o embranquecimento e diminuição do número e volume dos pêlos em função da diminuição em número de melaninas (pigmento que dá cor à pele).

 

Recursos Terapêuticos:

 

De forma geral, os recursos terapêuticos estão relacionados com a busca de uma melhor qualidade de vida, por meio de boa alimentação, da participação ativa em clubes de terceira idade e de programas de valorização do idoso, e do desenvolvimento de atividades físicas, intelectuais e sexuais.

 

As atividades físicas melhoram o sistema cardiovascular, respiratório e locomotor, ajudam a estabilizar fatores emocionais e a controlar patologias que surgem em decorrência da depressão. São indicados exercícios de alongamento e caminhadas em locais planos e não acidentados.

 

Condições psicológicas favoráveis ao desenvolvimento da afetividade e de uma maior auto-estima podem ser alcançadas por meio da atividade sexual. Não existem contra-indicações médicas com relação à prática sexual, quando há vitalidade.

 

No que diz respeito à alimentação, é necessário observar a menor exigência do organismo idoso no que se refere a calorias. É mais importante a qualidade dos alimentos do que a quantidade destes. As gorduras, de preferência insaturadas, para evitar problemas de arteriosclerose, devem representar apenas 25% do valor calórico da dieta total.

 

Higienização diária da pele, com um bom creme de limpeza, seguida de um tônico à base de colágeno, uréia, elastina e um creme hidratante com filtro solar para manter a proteção da pele à poluição. À noite é importante a limpeza da pele para retirar resíduos de sujeira adquiridos durante as atividades diárias, novamente o tônico e agora um creme nutritivo à base de colágeno, elastina, NMF Ureía, vitamina C, para repor o que a pele já não produz em quantidade suficiente.

 

É durante o sono que nossa pele faz todo seu processo de renovação e oxigenação. Noites mal dormidas podem se ver refletidas em nossa pele.

 

Vícios como cigarro e bebidas alcoólicas, aceleram o processo de envelhecimento celular, bem como pensamentos negativos e stress.

 

Lembre-se: Sua (seu) maior amiga (o) é você mesma (a). A importância que você se dá, será a importância que as outras pessoas darão a você.

 

Profª Lucinéia Leite (Docente na área de Técnico em Estética e Técnico em Massoterapia Corporal desde 1997)

 

Para saber mais:
http://www.belezain.com.br/estetica/terceiraidade.asp

GeroVida Todos os direitos reservados.2017 - Desenvolvimento - Dinamicsite®