Na alegria das saias e dos panos

A última vivência desta experiência teve como objetivo trabalhar a alegria. As pessoas caminharam pelo espaço escutando uma música que remetia a mensagens e situações de alegria e diversão. Enquanto caminhavam e se movimentavam, foi solicitado que pensassem em situações ou fatos alegres ou inusitados. No círculo, cada pessoa contou a situação alegre que aconteceu em sua vida. Trabalhamos com uma parte mais técnica do trabalho de dança, a experimentação de tempo e ritmo, espaço individual e coletivo, níveis de movimento – baixo, médio e alto -, e com a questão do equilíbrio. Feldenkrais (1984) afirma que a qualidade de vida está ligada à qualidade do nosso movimento. Assim, fechar o projeto afinando as técnicas e os movimentos corpóreos podem auxiliar os participantes a melhorar aspectos importantes à qualidade de vida – o movimento fluente, a ação.

 

Na segunda parte da atividade, cada pessoa contou novamente algum episódio anteriormente relatado. Dentre os fatos narrados, escolheram um ou mais para ser transformado na composição coreográfica do grupo. Assim, trabalharam na criação e montagem da apresentação final. No segundo dia da vivência, os participantes retomaram a montagem, ensaiaram e se apresentaram. Encerramos com uma grande roda de dança.

 

Para Todaro (2001) o ato de ensinar a dança trata de dar ao homem a imagem de como sua vida pode ser um movimento harmonioso, livre e alegre. “Não existe ato mais revolucionário que ensinar alguém a enfrentar o mundo como ser criador” (pág 19). Foi nesta perspectiva que o projeto terminou com uma vivência de dança, movimento e alegria, com o objetivo de que os participantes pudessem levar esta mensagem para suas vidas.

 

(Para saber mais, leia a apresentação deste trabalho no artigo postado em 29/01/2008; no artigo Encontro Introdutório postado no dia 05/02/2008; no artigo Uma sensibilização no Universo da Flores postado no dia 12/02/2008; no artigo Nas Tramas dos Laços de Fitas postado no dia 26/02/2008).
 
Escrito por: Wanda Patrocinio - 7/3/2008

GeroVida Todos os direitos reservados.2017 - Desenvolvimento - Dinamicsite®