Vacinas para IdososQuando fazer exames nos idosos - (Se o organismo apresentar algum tipo de alteração, o médico deve recomendar exames mais frequentes)
 

Glicemia – anualmente
Pressão ocular – anualmente
Urina – anualmente
Próstata – anualmente
Ginecológico – anualmente
Colesterol – anualmente

 

Disque-Saúde 0800-611997
Funciona todos os dias da semana, das 8 às 18 horas. Oferece informações sobre doenças e recebe denúncias de mau atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Vacinas: Mais proteção para os idosos
Não são apenas as crianças e os adolescentes que precisam se imunizar. Os adultos e os idosos também devem continuar recebendo doses de vacinas para se proteger de várias doenças. As seguintes vacinas estão à disposição no sistema público de saúde:


As essenciais
Dupla tipo adulto (difteria e tétano) - Protege o organismo contra a difteria e o tétano. Esse acomete com frequência os idosos, devido a ferimentos domésticos e porque as pessoas que hoje têm mais de 60 anos não foram, na adolescência e na infância, alvo de campanhas de vacinação. Causado por uma bactéria, o tétano atua nos terminais nervosos. Seus principais sintomas são espasmos e rigidez muscular. É preciso tomar a vacina a cada dez anos. O adulto que nunca tomou a vacina ou desconhece quantas doses tomou deve receber três doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma. Depois, é preciso tomar uma dose de reforço a cada dez anos. Se a pessoa se ferir e só tiver tomado uma dose ou não se lembrar de quantas tomou, precisará tomar as três doses, além do soro antitetânico. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).


Influenza - Também é conhecida como a vacina contra a gripe. O vírus Influenza provoca a gripe, cujos sintomas são febre alta, dor de garganta, dores no corpo, fraqueza e mal-estar. Nos idosos, a infecção pode evoluir com mais facilidade para uma pneumonia. É bom lembrar que a gripe é diferente do resfriado, causado por outros vírus e com sintomas mais fracos. A vacina requer uma dose a cada ano, administrada nas campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.


Publicado no Guia Idoso - Serasa

GeroVida Todos os direitos reservados.2017 - Desenvolvimento - Dinamicsite®